Voltei! Voltei! Boo! Como vocês estão seres do planeta terra? Eu estou me sentido meio zonza com as pancadas da vida, mas seguindo firme com um sorriso amarelo no rosto :) Acho que faz parte, ainda mais neste ano cheio de eita. Pretendo voltar com algumas postagens logo, mas não é nada muito certo. Ainda estou trabalhando nelas e por isso algumas vão parecer de dois meses atrás (porque são). E eu sei que "sumi" das vistas de algumas pessoas, mas eu realmente não estava afim de postar (e de comentar, sorry). Eu tinha o que escrever? Sim! Mas não quis.

Só que hoje, meus amigos, é o dia que eu quero postar, hahaha! Eu quero participar (mesmo que meio torto) do projeto Together que deu um tema muito importante para este mês: Causas que você apoia. O que te movimenta? O que faz você olhar e pensar: "Gente, acho que deveríamos dar atenção para o que esse pessoal está falando". O que fez você mudar seus hábitos? Bom, são muitas perguntas e consequentemente muitas respostas, e nenhuma eu diria, está certa ou errada. Você pode apoiar movimentos mais conhecidos como LGBTQIA+, antirracismo, feminismo, proteção dos animais e até os movimentos que estão "surgindo" por esses tempos. Independente disso, acho que nos tempos atuais é muito importante todos nós termos algum tipo de base para esses movimentos. O que eu quero dizer é que ninguém nasceu um alecrim dourado, todo desconstruído para nunca ter feito ou falado algo que é preconceituoso. Ficou complicado? Tá, então senta aí no cavalinho que eu vou tentar explicar.

Esta postagem faz parte da Blogagem Coletiva de Setembro do Together, um projeto para unir a blogosfera! Para saber mais, clique aqui.

Por exemplo, desde que o mundo é mundo a mulher é retratada como algo pura - mas só se ela se der ao respeito - feita para a procriação e servir sem hesitação o homem, MAS também é retratada como o próprio mal encarnado e por isso milhares de mulheres já morreram (oi caça às bruxas). Mas ok, o básico a gente já sabe, fora as frases machistas que são ditas à todas as mulheres desde o dia que nascem, como é que fica o resto? E quando eu digo isso, quero dizer como é que fica as pessoas que são a favor do feminismo, mas vive sendo machista com as mulheres ao redor. Um exemplo é quando você sabe que uma mulher sofre abusos do namorado/marido, mas não faz nada para ajudar e ainda fala coisas como: "Se ela está com ele, é porque gosta de apanhar!" ou "Em briga de marido e mulher, não se mete a colher!", ou "Se está apanhado é porque fez algo errado!". Sabe quando aquela mulher conseguiu aquela promoção no trabalho e você logo pensou: "Certeza que deu para alguém!". Ou quando você compra um jogo de panelas de brinquedo para uma menina, só porque ela é uma menina. Ou ainda o famoso pensamento de que se a mulher deu, ela tem que aguentar as dores do parto quietinha. Sabe, tudo isso é machismo. Quando você tenta ensinar uma mulher como ela deve se comportar, é machismo. E quando você ouve dos seus pais que você precisa saber cozinhar, lavar e passar para ter um bom marido, é machismo. Mas o foco aqui não é no que todos falam, mas na estrutura social que leva as pessoas a serem machistas. Você acha mesmo que quando a sua vó fala que se você, mulher, não se cuidar vai acabar ficando solteira pro resto da vida, é simplesmente por maldade? Não! É que durante os anos ela aprendeu que o objetivo na vida de uma mulher é ter que ser o bom casamento. E isso é o machismo cultural.


Não sei se eu consegui explicar de fato o que eu queria explicar, aliás perdão porque eu não sei explicar mesmo, é defeito de fabrica. Mas acho que fica valendo a intenção.
E falando de explicação, vou deixar aqui um vídeo da belíssima Rita Von Hunty do canal Tempero Drag, falando sobre Setembro Amarelo. Vale muito a pena assistir! E lembrando também que se você estiver querendo conversar e cuidar da sua saúde mental, disque 188 para o CVV - Centro de Valorização da Vida. É 24 horas e sob total sigilo, e agora você pode conversar por chat.

Se cuidem.
Procure alguém de sua confiança para conversar.
Bebam água.
E não esqueçam que vocês são importantes.
Beijos e até loguinho ♡

Marcadores: , ,

postado por Nat às 23:59 • 29 setembro 2020 • 2 Comentário/s